As principais tendências atuais do setor de transporte rodoviário

Com a crescente concorrência no setor de transporte, as empresas envolvidas devem implantar novas tecnologias existentes e melhorar extensivamente a qualidade de seus serviços para permanecer no negócio.Neste artigo, descobriremos quais são as tendências atuais que estão transformando as perspectivas do setor de transporte, estatísticas interessantes e quais estratégias vitoriosas futuras irão liderar toda o setor do transporte.

Tendências atuais do setor de transporte rodoviário

O setor de transporte é um exemplo perfeito de uma indústria que luta contra as rápidas mudanças na tecnologia e nas expectativas dos clientes. Em particular, essas mudanças estão sendo impulsionadas por três grandes tendências: eletrificação, automação e visibilidade.

Tendências no setor de transporte

É importante observar que essas três tendências não vão transformar apenas a circulação de pessoas. A forma como transportamos as mercadorias também mudará.

Portanto, os rápidos avanços ocorridos no transporte afetarão a maioria das empresas, independentemente do setor, essencialmente, qualquer empresa com uma cadeia de suprimentos que dependa da movimentação de mercadorias deve estar ciente dessas três tendências.

• Eletrificação

Sabemos que o transporte é uma das principais causas das emissões de gases de efeito estufa. É preciso urgentemente fazer a transição para veículos mais ecológicos, que é onde entra a eletrificação.

De acordo com o SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases ), o Brasil emitiu 2,42 bilhões de toneladas brutas de CO2e em 2021.

Já, um relatório divulgado pelo Global Carbon Project indica que as emissões globais de gases do efeito estufa devem alcançar níveis recordes em 2022. A estimativa para este ano é de 40,6 bilhões de toneladas de CO2.

Sendo que essas emissões vêm em grande parte da queima de combustíveis fósseis (especialmente gasolina e diesel) para carros, caminhões, navios, aviões e trens.

Quando se trata de carros, os veículos elétricos parecem estar chegando a um ponto de inflexão. Em 2020, representavam apenas 6% das vendas globais de automóveis, mas a projeção é que cresçam para 13% até 2025 e 22% até 2030 .

Com o tempo, metas de emissões nacionais mais rigorosas, maiores populações urbanas, melhorias na infraestrutura de carregamento e o custo decrescente das baterias de íon-lítio que alimentam os veículos elétricos se combinarão para incentivar a adoção em massa de veículos elétricos.

Tendências atuais do setor de transporte rodoviário

• Veículos autônomos e conectados

Os veículos estão cada dia mais conectados, e essa tendência automotiva gradualmente se consolida no mundo inteiro. É nesse contexto que surgem os carros autônomos.

Essa tendência surgiu como uma solução inovadora para o futuro ao prometerem resolver grande parte dos problemas enfrentados hoje na mobilidade urbana. Assim, contribuindo para uma maior eficiência e segurança no trânsito e nos transportes de maneira geral.

• Visibilidade

O crescimento dos negócios de comércio eletrônico leva ao aumento da demanda por entregas de endereço e acessibilidade de transporte.

Prestar um melhor serviço significa ser mais competitivo. As empresas de caminhões pesados ​​devem considerar a adição de uma frota de veículos pequenos para conquistar uma fatia maior do mercado.

Por isso, a otimização das entregas é uma das tendências do setor de transporte e logística.

Outro fator é que hoje, as empresas de comércio eletrônico, varejo e logística estão se concentrando no aumento da visibilidade, portanto, a adoção de tecnologias de rastreamento e o ajuste para maior rastreabilidade estão entre as principais tendências do setor de transporte este ano.

O GPS, por exemplo, é um meio de receber localizações quase em tempo real para frotas inteiras e itens separados em trânsito. Os protocolos de segurança extras também ajudarão a evitar perdas em geral.