Quais os principais custos de uma transportadora?

Os custos de transporte são todas as despesas relacionadas ao transporte de matérias-primas ou produtos acabados.

Para garantir que todos os itens cheguem onde precisam estar, para que seus clientes recebam seus produtos no prazo, é preciso ter todo um planejamento e custo envolvido.

Custos de uma transportadora

Os sistemas de transporte enfrentam exigências para aumentar sua capacidade e reduzir os custos de mobilidade, objetivo no qual tem sofrido melhorias contínuas no último século para suprir as demandas do mercado.

A capacidade, os sistemas de distribuição, as tarifas, os salários, as localizações, o marketing e os custos de combustível estão entre os principais custos.

O comércio também envolve custos de transação, incluindo taxas alfandegárias, seguros e impostos, que todos os agentes procuram reduzir, uma vez que os custos de transação representam uma parcela dos recursos consumidos pela economia.

Principais custos de uma transportadora

Existem muitas despesas possíveis que uma transportadora pode enfrentar. Exatamente quais você terá depende das especificidades do seu equipamento, das cargas que você carrega, das corridas que você escolher e até mesmo de seus hábitos pessoais.

Aqui, destacamos algumas das despesas que normalmente são as mais necessárias para administrar um negócio lucrativo.

Compra/locação de caminhão

O pagamento do caminhão pode ser uma das maiores despesas mensais fixas de uma transportadora. Se você já possui um caminhão, pode ignorar esta categoria. Mas se você estiver fazendo pagamentos, normalmente há muito pouco a fazer para reduzi-los.

Custos de uma transportadora

Licenciamento anual, permissões e documentação

Não se esqueça de contabilizar suas taxas anuais de licenciamento e permissão.

Estes são definidos por lei e podem variar de acordo com a região, tais como: licenças comerciais, taxas de renovação, permissões de transporte, inspeções de veículos e taxas de registro.

Despesas de seguro

O seguro é uma categoria na qual você precisará pesar cuidadosamente os custos vs benefícios. Quanto mais cobertura você tiver, maiores serão seus prêmios mensais. Mas quanto menos cobertura você tiver, mais risco estará assumindo.

Impostos

Os impostos são outra categoria de despesas de uma transportadora que você precisará considerar. Algumas delas são: pessoal, corporativo, uso da estrada e combustível.

Gastos com combustível

Em um país no qual todo tipo de mercadoria depende de transporte rodoviário para chegar ao consumidor, subir os preços dos combustíveis aumenta os riscos de uma inflação mais elevada e disseminada.

Manutenção e reparo de caminhões

A manutenção e reparo dos caminhões também é uma despesa muito grande para muitas transportadoras.

Pode ser tentador pular algumas manutenções para reduzir suas contas, mas isso seria um grande erro.

Você é obrigado por lei a manter seu caminhão em condições seguras de operação, e adiar a manutenção necessária apenas garante uma enorme conta de reparo no futuro.

Em vez disso, faça um orçamento para esses custos para não ser pego de surpresa. Em geral, você pode esperar que a manutenção e o reparo do caminhão totalizem aproximadamente 10% de suas despesas gerais.

Esses efeitos tendem a ser percebidos em diferentes tipos de transporte que dependem do diesel, seja na carga fracionada, que ocupa uma parte do caminhão, ou seja na carga fechada, quando o veículo é utilizado para transportar mercadoria de apenas um cliente.

Tarifas de pedágios

O custo com pedágio, dependendo da rota utilizada, pode fazer toda a diferença na hora do cálculo do frete a ser cobrado.

Portanto, além da atenção que você deve dar aos custos fixos e variáveis, não esqueça de calcular quanto você vai gastar com pedágio.

Maximize a utilização do veículo e a eficiência da frota

Sempre que um veículo ou motorista estiver parado, eles estão custando dinheiro à sua empresa. Ao melhorar a utilização de um sistema de gestão de transporte, você poderá reduzir o prejuízo de sua frota e manter todas as entregas no prazo.

Por fim, a CrosserLog é uma empresa de transporte e logística pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com a prestação de diversos serviços para múltiplos setores, o que nos confere ampla expertise e alta capacidade operacional.