Principais aspectos da distribuição urbana de cargas

Os profissionais do transporte encontraram problemas antigos e novos em 2022. E muitos deles começaram durante a pandemia ou antes. A indústria teve que lutar contra a inflação, escassez de trabalhadores, regulamentações mais rígidas e problemas de segurança cibernética, apenas para mencionar alguns.

desafios do setor de transporte para 2023

Infelizmente, muitos deles estão sendo transferidos para o próximo ano. Como o mercado está evoluindo para acompanhar, novos problemas também estão surgindo, onde 2023 será um ano igualmente desafiador.

Aumento na demanda de compras online

Segmento que registrou forte avanço durante a pandemia, as compras on-line estão cada vez mais consolidadas entre os brasileiros conectados.

Se por conta da pandemia, em 2020, o segmento foi impactado negativamente pela diminuição das demandas, em 2022, ele tem se reerguido.

O volume de vendas ainda é muito expressivo e reforça que o e-commerce veio para ficar, sobretudo, na compra de produtos de giro rápido.

Cada vez mais o consumidor opta por fazer compras on-line para abastecer suas moradias com alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, ou seja, esses produtos de baixo custo e alto giro.

Desafios do setor de transporte para 2023

Velocidade e tempo de entrega

A indústria de transportes está sob enorme pressão. As empresas precisam mover mercadorias do ponto A para o ponto B diante de condições imprevisíveis e muitas vezes a expectativa é que seja entregue no mesmo dia.

As empresas estão correndo para obter mercadorias entregues para obter uma vantagem competitiva enquanto ainda tentam manter os sistemas legados.

Alta do combustível

O custo do combustível aumentou nas principais regiões do país e a situação não é muito otimista para os próximos tempos.

O aumento dos preços levará a custos de frete mais altos em 2023, principalmente no transporte de mercadorias que são sensíveis ao tempo ou requerem refrigeração. Embora as transportadoras absorvam o máximo possível desses custos, os consumidores podem ver um ligeiro aumento nos custos de entrega em 2023.

Custos de armazenamento

Nem a construção de novos armazéns nem o aluguel de novos armazéns podem ser economicamente viáveis ​​para muitos varejistas, pois os custos de suprimentos e materiais e os custos de aluguel continuam aumentando.

Problemas com tráfego e roteamento

Instabilidades de roteamento frequentemente podem ocorrer devido a erro humano, para que a entrega seja bem efetivada, é preciso ter uma gestão de rotas, contendo informações sobre trânsito pesado ou rotas com difíceis acessibilidade.

desafios do setor de transporte para 2023

O custo de manutenção da frota

Os custos com manutenção de frota estão entre os três principais custos operacionais, juntamente com o custo de pneus e de combustível. Por isso, todo gestor de frotas precisa ficar muito atento à manutenção da sua frota e estar constantemente buscando formas de melhorar a conservação dos veículos.

Com isso, a empresa perde lucratividade, a indisponibilidade constante de veículos limita a prestação de serviços, reduzindo receitas fazendo com que os resultados da empresa fique ruins.

Falta de motoristas qualificados

Está cada dia mais difícil encontrar motoristas qualificados à disposição no mercado. Esta escassez de mão-de-obra se deve a dois fatores principais: o alto nível de qualificação exigido dos motoristas e o interesse pela profissão em declínio.

Com o envelhecimento da categoria e a vinda de caminhões cada vez mais sofisticados eletronicamente, a falta de motoristas já é uma realidade.

Por fim, a CrosserLog é uma empresa de transporte e logística pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com a prestação de diversos serviços para múltiplos setores, o que nos confere ampla expertise e alta capacidade operacional.