Atividades de rechego em navios, armazéns e pátios: o que é e qual a importância para a sua operação?

De acordo com o relatório Índice da Movimentação de Cargas do Brasil da AT&M, de janeiro a abril de 2021, o Brasil movimentou R$ 3 trilhões em cargas.

Mas preparar toda essa carga para transporte não é uma tarefa fácil e requer muita habilidade e planejamento para que não ocorram acidentes.

No postblog de hoje, a CrosserLog irá abordar mais sobre o Rechego e sua importância para sua operação, confira!

Rechego

O que é Rechego?

A palavra “Rechego” é uma expressão utilizada em portos, que caracteriza a movimentação de cargas entre pátios, feita por tratores e/ou outros equipamentos de movimentação.

A movimentação dessa carga possui alguns objetivos, como, por exemplo, diminuir a altura da pilha e distribuir o peso da carga de forma uniforme.

Essa movimentação pode ser realizada das seguintes formas:

Grupo de Colaboradores

Em alguns casos, um grupo de colaboradores podem ser utilizados para movimentar essa carga, utilizando equipamentos de segurança e pás ou outras ferramentas manuais.

Esse método acaba sendo mais demorado e mais sensível, pois se não houver todos os cuidados e treinamentos necessários, pode ocorrer um acidente.

Bico de sucção

Algumas cargas, como grãos, podem ser facilmente movimentadas por um tubo de sucção, nesse caso, além da economia de tempo, a carga é dividida mais uniformemente e o controle da movimentação é mais assertivo.

No entanto, se o seu armazém for pequeno, ou o convés do navio for estreito demais, esse tubo pode não ser eficiente.

Máquinas de compensação de carga

Existem também equipamentos mecânicos de compensação de carga que podem ser utilizados para nivelar as alturas da pilha de carga.

Guindastes

A movimentação de cargas também é realizada através de guindastes, que suspendem contêineres e os acomodam em seus devidos lugares.

Para isso, é fundamental que o operador do guindaste seja um profissional capacitado para o serviço, pois o risco de provocar um acidente é considerável.

Caminhões e Empilhadeiras

Se a carga for em menor quantidade, também é possível fazer essa movimentação por caminhões e até mesmo empilhadeiras.

Para espaços pequenos, esse método é até mais utilizado, pois não demanda equipamentos muito grandes ou caros (claro, quando comparado a equipamentos como guindastes e pontes rolantes).

Por que terceirizar esse serviço?

Como você pôde ver até aqui, existem diversos métodos de movimentar uma carga e isso varia de acordo com o tamanho do espaço e quantidade de carga.

Por esse motivo, é necessária uma equipe capacitada para analisar a situação e escolher o método mais adequado para o serviço, levando em conta custo, agilidade, segurança, dentre outros fatores relevantes para a operação.

Além da segurança da carga, é também fundamental a preocupação pela segurança das pessoas envolvidas na operação e com uma equipe qualificada e treinada, os riscos de um acidente são mitigados.