Gestão e operação de almoxarifados industriais e fabris

Uma indústria só alcança o sucesso quando todos os seus processos estão alinhados e bem organizados.

E entre esse conjunto de tarefas está a gestão e operação de almoxarifado, um serviço fundamental que, quando bem executado, agiliza o tempo da produção, economizando tempo e dinheiro.

Almoxarifados industriais e fabris

O que é a Gestão de Almoxarifado?

A gestão de almoxarifado consiste na organização, planejamento e consequente operação de uma estrutura de almoxarifado, seja em um Centro de Distribuição, em uma Mineração, Indústria ou qualquer outra corporação que necessite de um controle sistemático de seus ativos.

Esse processo engloba diversas atividades como o recebimento, a organização, o controle e a saída de materiais, produtos e equipamentos.

Outra parte fundamental da gestão de um almoxarifado está no gerenciamento de remessas, controle de carga de trabalho e no monitoramento da movimentação da carga.

Vale lembrar que o almoxarifado também tem uma grande importância na organização financeira da empresa, afinal, muitos dos itens presentes ali são essenciais para o seu bom funcionamento, inclusive sendo local de guarda dos produtos acabados que serão comercializados no mercado.

Está precisando de serviços de Logística?

Nós temos a solução!

CrosserLog-logo-aprovado-branco

Quais os principais problemas na gestão de um almoxarifado?

Um dos principais problemas que envolvem uma gestão errada do almoxarifado está na falta de produtos e mercadorias quando necessária.

Independentemente do setor de operação da empresa, essa é uma falha que pode comprometer toda sua cadeia de processos, trazendo prejuízos para você e seus clientes.

Outro problema comum, e muito custoso, é a falta de controle na movimentação dos itens, que acaba gerando um volume elevado de perdas, danos e desvios.

O que fazer para melhorar a eficiência de um almoxarifado?

Para diminuir o risco de uma gestão errônea, algumas ações devem ser tomadas, como, por exemplo, a implementação de um sistema automatizado de controle de materiais.

Esses sistemas são importantes para eliminar trabalhos manuais, simplificando os processos e deixando as informações mais acessíveis em menos tempo. Além disso, o sistema também reduz significativamente os erros humanos, limitando os espaços para falhas operacionais e organizacionais.

Dessa forma, é possível ter uma atualização do seu estoque em tempo real, desde a chegada, até a saída do material.

Com esse sistema você terá um amplo controle nas diferentes funções do almoxarifado em tempo real, desde a solicitação de novos materiais até o recebimento e qualquer outro movimento de mercadorias. Isso facilita muito na organização do espaço e no planejamento estratégico da empresa, seja em termo de previsão de custos, necessidade de produção ou estruturação financeira/fiscal.

Outro ponto importante para se destacar é a contratação de pessoas capacitadas para controlarem e operarem o almoxarifado.

Apesar de ser possível a implementação de diversas soluções tecnológicas na rotina de um almoxarifado para aumentar a sua produtividade e sua eficiência, a presença de uma mão de obra altamente capacitada é essencial para o bom funcionamento da estrutura.

ebook-capa-crosserlog

Baixe agora mesmo nosso Catálogo de Serviços. Temos as soluções sob medida para todas as suas demandas.

Atualmente, existem softwares para cada ramo de atividade, por exemplo, uma indústria automotiva não irá utilizar o mesmo programa de um supermercado. Da mesma forma, o colaborador com grande experiência em um determinado setor, pode encontrar dificuldades ao trabalhar em outra área. Um treinamento intensivo e especializado, no mínimo, será necessário para que ele desempenhe suas funções conforme expectativas.

Portanto, contratar colaboradores que já possuem o conhecimento específico é fundamental para a obtenção dos resultados desejados.

A combinação entre o investimento em tecnologias de ponta e que façam sentido para operação, com uma mão de obra qualificada e experiente, é a receita perfeita para o bom funcionamento do seu almoxarifado.

Por que terceirizar o gerenciamento e a operação do seu almoxarifado?

A implementação de softwares, hardwares, processos gerenciais/organizacionais e a contratação de mão de obra qualificada não são tarefas simples. Para acertar em todas as frentes, é necessário amplo expertise nesse tipo de operação, caso contrário, o investimento realizado pode ser desperdiçado, além da empresa se deparar com diversos problemas que são causados por uma gestão ineficiente de seus ativos.

Por isso, a terceirização entra como o principal benefício para sua empresa, com ela, toda a instalação e treinamento ficará a cargo da terceirizadora, que também trará expertise específico na operação de almoxarifados, afinal, ela é especialista na prestação desse tipo de serviço e conhece os processos de almoxarifados de diversos setores, o que impacta diretamente na sua capacidade operacional.

Implemente a logística de sua empresa com a CrosserLog

Por fim, a CrosserLog é uma empresa de transporte e logística pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com a prestação de diversos serviços para múltiplos setores, o que nos confere ampla expertise e alta capacidade operacional.

Entre nossos serviços estão:

  • Armazenagem
  • Gestão E Operação De Almoxarifado
  • Transporte De Cargas
  • Movimentação Interna De Cargas E Operação De Carga E Descarga

Enfim, conheça mais sobre a CrosserLog ou entre em contato conosco!

Rolar para cima