Gestão de Almoxarifado: Guia 2020

Se você é empreendedor e tem uma loja física ou virtual, sabe que a organização é um elemento chave para vender e entregar um produto de qualidade ao seu cliente. Mas é impossível falar em organização sem mencionar uma gestão de almoxarifado eficaz.

Neste artigo, selecionamos orientações imprescindíveis para que seu negócio alcance uma gestão de almoxarifado de sucesso. Não perca!

Gestão de Almoxarifado

O que é gestão de almoxarifado?

Seja a gestão de almoxarifado na administração pública ou em empresas privadas, é necessário estar ciente de algumas particularidades relevantes para a eficácia desta função. Mas, afinal de contas, do que se trata a gestão de almoxarifado?

Gerir um almoxarifado é sinônimo de administrar assertivamente o seu depósito, ou seja, onde você armazena a mercadoria que produz ou recebe de fornecedores, e depois distribui ao cliente final por meio de loja física, televendas ou loja virtual.

Dessa forma, o gerenciamento do estoque é o ato de organizar e controlar a entrada e saída de todos os produtos para garantir que seu negócio funcione da melhor forma possível e até impulsionar suas vendas!

Não há dúvidas de que a gestão do almoxarifado é primordial para qualquer comércio. Até porque, você não quer vender um item que não vai conseguir entregar para seu freguês porque já esgotou no estoque, não é mesmo?!

Este transtorno é comum em empreendimentos que não possuem uma gestão de almoxarifado eficaz, prejudicando a experiência de compra do consumidor que atribui uma opinião negativa à empresa, resultando em insatisfação e má reputação do estabelecimento.

Quais são as funções de um almoxarife?

• Organiza o armazém onde é depositada a mercadoria;
  • Atualiza informações do estoque no sistema de gestão de almoxarifado (softwares tornam o controle mais prático e exato);
  • Recebe os carregamentos de mercadoria no depósito;
  • Confere a embalagem e envio de encomendas ao destino final (clientes ou lojas).

Como controlar o almoxarifado?

O funcionário responsável pela gestão do almoxarifado deve trabalhar para manter tudo muito bem acomodado e identificado.

O ideal é que os produtos sejam etiquetados, de preferência divididos conforme o valor e procura, como, por exemplo, distribuir e nomear a mercadoria em três grupos, A, B e C:

1. Produtos de alto valor com baixa frequência de vendas;
  2. Produtos de valor médio com frequência de vendas moderada;
  3. Produtos mais em conta e com alta frequência de vendas.

A mesma estratégia é válida para o armazenamento dos itens, privilegiando aqueles que tem maior saída, que devem ficar em prateleiras ou recipientes de acesso fácil e rápido.

Qual a importância de um almoxarifado?

Existem muitas vantagens quando o assunto é manter seu estoque funcionando perfeitamente. Mas os três maiores benefícios em investir na contratação de um gestor de almoxarifado são:

• Gerar relatórios e receber dados importantes sobre o seu estoque, facilitando a reposição de suprimentos antes mesmo de acabar;
  • Precisão na emissão de pedidos, sem erros, danos na mercadoria ou armazenamento inadequado que impacta a qualidade;
  • Permitir um atendimento mais veloz a todos os pedidos, reduzindo a chance de erros, trocas, envio incompleto e atrasos na entrega.

Com isso, o empreendedor pode lidar com outras atividades vitais para otimizar seu negócio e sua marca, delegando a tarefa de controlar o estoque para o gestor de almoxarifado.

Obviamente, é importante treinar, capacitar e ainda acompanhar o desempenho do mesmo. Mas calma! Você não precisa se preocupar com o recrutamento de um colaborador de gestão do seu almoxarifado, e nem em gerenciar os trâmites legais do cargo.

Que tal deixar essas tarefas para quem realmente entende de terceirização de serviços?