O que é a operação cross docking?

Com um público cada vez mais exigente, informado e sensível ao preço, o cenário empresarial atual é de extrema competitividade.

Isso força as empresas de logísticas a procurarem soluções e novos métodos para entregar os produtos de forma mais rápida, entre essas soluções está a Cross Docking.

No postblog de hoje, a CrosserLog irá te explicar o que é Cross Docking e quais os seus benefícios, confira.

Cross docking

O que é cross docking?

Cross docking é uma expressão em inglês, que traduzida, significa “Cruzamento de Docas”.

Basicamente, esse método é um sistema focado na distribuição de mercadorias, com base na otimização do fluxo existente entre a fabricação do produto até o recebimento do cliente.

O objetivo principal desse método é a criação de toda uma infraestrutura para que as cargas sejam separadas e enviadas imediatamente ou no máximo em 24 horas.

Como funciona o cross docking?

Com o cross docking, os fornecedores fazem a entrega de mercadorias em diferentes armazéns.

Enquanto isso, as equipes que trabalham nesses locais ficam responsáveis pela separação e organização das cargas conforme os pedidos.

Em seguida, esses pedidos são distribuídos em caminhões para a realização das entregas rumo aos clientes.

Como citado anteriormente, o objetivo é que as entregas sejam realizadas dentro de 24 horas, fazendo com que esses armazéns, sejam apenas uma área transitória para separação e manipulação das cargas.

Cross docking

Quais os benefícios da cross docking?

Com o cross docking, a realização das entregas dos seus produtos será realizada de forma mais ágil, além de reduzir os riscos de furtos e eliminar a necessidade de estocagem.

Além disso, o cross docking oferece outros benefícios como;

Otimização dos veículos de transporte - Melhores rotas combinando vários serviços de entrega permitem que os motoristas implementem espaço não utilizado em seus veículos. Isso leva a custos reduzidos e maior lucratividade para a transportadora.

Redução no custo da logística - Um dos principais benefícios do cross docking é a eliminação de estoque, no caso existirá apenas um local para receber, separar e enviar o produto, reduzindo o custo operacional.

Evita escassez do produto - Como o fornecedor envia os produtos à medida que são comprados, você não precisa estimar se um determinado produto está em estoque. Além disso, não há necessidade de estimar uma previsão de demanda próxima ao solicitar produtos dessa maneira.

Por fim, a CrosserLog é uma empresa de transporte e logística pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com a prestação de diversos serviços para múltiplos setores, o que nos confere ampla expertise e alta capacidade operacional.