Logística interna e logística externa: diferenças e características

Sempre que pensamos em cadeia de suprimentos, logo vem à mente a logística, muitas vezes associadas com o transporte desses itens do produtor até o consumidor final.

Mas a logística é muito mais extensa e começa bem antes desse deslocamento final. No postblog de hoje, a CrosserLog irá abordar mais sobre a Logística Interna e Externa e suas respectivas características e diferenças, confira!

Logística interna e logística externa

Logística Interna x Logística Externa

A logística interna controla o fluxo de materiais cujo destino é a instituição, ou seja, ela se refere ao transporte, armazenamento e entrega de bens e serviços para dentro de um negócio.

Esse processo engloba todo o controle de fluxo de materiais, desde o processamento das informações, gestão do transporte, embalagem das mercadorias até a chegada à empresa.

Entre os serviços relacionados a Logística Interna, estão:

• Pesquisa e gestão de fornecedores;
  • Administração de dados do setor de compras;
  • Recebimento e verificação dos insumos recebidos;
  • Estocagem;
  • Auditorias de qualidade;
  • Transporte do fornecedor até a empresa;

Já a logística externa é o oposto da interna, pois é a área que irá cuidar da movimentação dessas mercadorias da empresa até o consumidor final.

Esse processo começa logo após o recebimento da matéria-prima, é nessa fase que a empresa irá fazer sua preparação final e envio de acordo com cada pedido.

Entre os serviços relacionados a Logística Externa, estão:

• Movimentação de cargas;
  • Embalagem;
  • Endereçamento;
  • Emissão de documentos e notas fiscais;
  • Entregas fracionadas ou completas;
  • Contratação de parceiros de transporte;
  • Logística reversa (trocas, devoluções, recolhimento de resíduos);
  • Planejamento de rotas otimizadas;
  • Rastreamento de cargas.

Logística interna e logística externa

Diferenças entre Logística Interna e Logística Externa

Como podemos analisar, a diferença principal entre ambas está na sua área de atuação, enquanto a logística interna irá tratar sobre questões internas, a logística externa irá focar nas ações externas e de distribuição.

Mesmo possuindo suas diferenças, a boa execução de ambos os processos é fundamental para qualquer empresa que visa o sucesso, entre essas diferenças estão:

Indicadores de desempenho - Sabemos que toda cadeia de suprimentos gera seus indicadores específicos, nesse caso, enquanto a logística interna irá gerar indicadores referentes a fluidez de mercadorias, a logística externa irá gerar indicadores sobre as necessidades dos clientes.

Entender esses indicadores é fundamental para que sua empresa esteja sempre abastecida do que necessita para fornecer aos seus clientes de forma rápida e eficiente.

Prazos de entrega negociados - Diferentemente da Logística Externa, os prazos de entrega na Interna são negociados com quem fornece a mercadoria, visto que todos os prazos dependem desse parceiro.

Gestão de custos e o cliente final - É importante dizer que para uma empresa ser de fato competitiva, a gestão de custos deve ser feita de forma irretocável. Proporcionar um preço mais atraente e aumentar os lucros depende inteiramente desse processo.

Por isso é sempre importante estar junto de fornecedores competentes, para que sua logística externa seja atraente aos olhos dos clientes, pois é através dela que os preços serão colocados.

Por fim, a CrosserLog é uma empresa de transporte e logística pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com a prestação de diversos serviços para múltiplos setores, o que nos confere ampla expertise e alta capacidade operacional.